Campanha Nacional de combate ao Aedes Aegypti é lançada oficialmente

Por Portal Opinião Pública 27/10/2022 - 10:33 hs
Foto: Wikipedia / Reprodução
Campanha Nacional de combate ao Aedes Aegypti é lançada oficialmente
País tem registrado aumento no número de casos de dengue neste ano em comparação com o ano passado

A Campanha Nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, foi lançada na última quinta-feira (20). Utilizando o tema “Todo dia é dia de combater o mosquito”, a ação deseja conscientizar a população sobre os perigos do inseto e a importância de combate aos criadouros do mosquito. A campanha será veiculada na televisão, rádio, internet e até mesmo na mídia exterior.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de casos prováveis de dengue teve uma enorme alta neste ano. Segundo a pasta, até meados de outubro, o crescimento no número de ocorrências foi de 184,6% em comparação com o mesmo período de 2021, passando de 478,5 mil, no ano passado, para 1,3 milhão neste ano. Foram 909 óbitos confirmados em 2022.

O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, alertou para alguns motivos que contribuíram para esse aumento no número de casos. "Alguns fatores podem ter contribuído para esse aumento de casos de 2022. As condições ambientais favoráveis, o acúmulo de água, altas temperaturas, moradias inadequadas, um grande número de pessoas suscetíveis à doença e a mudança de circulação do sorotipo circulante obviamente também interfere na transmissibilidade das arboviroses como um todo", afirmou.

Já o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que é necessária a colaboração da população para que o combate ao Aedes Aegypti seja mais eficiente. "A epidemia da dengue existe há mais de 30 anos. Desde então, nós não conseguimos erradicar esse problema entre nós. Isso significa que não é uma atividade simples. Não temos vacinas para arbovirose, nem tratamentos específicos, então a principal arma que nós temos é combater o mosquito.[...] Se não houver a colaboração da sociedade, todo ano vamos ter casos e casos de todas essas arboviroses", disse.

Em relação à chikungunya, o MS informou que até meados de outubro, foram notificados 168,9 mil casos da doença, com taxa de incidência de 79,2 casos por 100 mil habitantes no país. Quando comparado com o mesmo período de 2021, ocorreu um aumento de 86,9% nos casos. Em 2022, foram 76 óbitos confirmados. Quanto aos dados de zika, até meados de setembro de 2022, foram notificados 10,5 mil casos da doença, com taxa de incidência de 4,9 casos por 100 mil habitantes no país. Houve um aumento de 92,6% quando comparado ao mesmo período de 2021. Não houve óbito por zika em 2022. 

Sintomas e prevenção 

Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. A orientação do Ministério da Saúde é para que a população procure a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.

A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Evitar água parada, esvaziar garrafas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água são algumas iniciativas básicas para evitar a proliferação do vetor. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos.